top of page
Capture d'écran 2025-05-25 013637_édité
Capture d'écran 2025-05-25 013637_édité
Capture d'écran 2025-05-25 013637_édité
Capture d'écran 2025-05-25 013637_édité

Histoire de BPW Brésil

BPW Brasil – Fédération des associations de femmes chefs d'entreprise et professionnelles du Brésil – est une organisation vouée au renforcement et à la représentation des femmes dans divers domaines d'activité professionnelle. Liée à la Fédération internationale des femmes chefs d'entreprise et professionnelles (BPW International) , BPW Brasil a pour mission de promouvoir l'autonomisation économique, sociale et politique des femmes, en favorisant leur développement professionnel et en encourageant leur participation active aux décisions qui impactent leur vie et celle de leur communauté.

Capture d'écran 2025-05-25 013637_édité
BPW Brasil - Quem somos

​A história da BPW no Brasil remonta à década de 1970, quando as primeiras unidades foram estabelecidas no país, seguindo os princípios e objetivos traçados pela fundadora da BPW International, Lena Madesin Phillips, em 1930. A primeira BPW no Brasil foi fundada em São Paulo no ano de 1975 e em 1987 foi fundada a BPW Brasil - Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais.

 

Desde então, a organização cresceu, consolidando-se como uma das principais redes de mulheres líderes, empresárias e profissionais do país. Hoje, a BPW Brasil está presente em diversas regiões, promovendo programas de capacitação, mentorias, oportunidades de negócios e eventos que visam ampliar a presença feminina nos mais variados setores da economia.

Ao longo dos anos, a BPW Brasil tem desempenhado um papel fundamental na luta pela igualdade de gênero e no reconhecimento da importância da mulher como agente de transformação econômica e social. Por meio de parcerias estratégicas, participação em fóruns internacionais e iniciativas de impacto, a federação continua a expandir seu alcance, promovendo a conexão entre mulheres e fortalecendo sua atuação profissional e empresarial.

Atualmente, a BPW Brasil desenvolve e apoia diversos projetos de alcance nacional, fortalecendo sua atuação na promoção da equidade de gênero e do protagonismo feminino.

Entre as principais ações estão o Março é Mulher, que visa conectar e dar visibilidade às competências das associadas; a campanha Não é Não, que reforça a luta contra a violência de gênero; a campanha Trabalho Igual, Salário Igual (Equal Pay), realizada durante o mês de maio, que busca conscientizar empresas e a sociedade sobre a importância de eliminar a desigualdade salarial entre homens e mulheres; e a campanha Doando Vidas, que incentiva a doação de sangue, órgãos, tecidos e leite materno, promovendo a solidariedade e o engajamento social.

Além dessas ações, a BPW Brasil tem presença ativa junto à Organização das Nações Unidas (ONU), participando de conferências e debates internacionais voltados ao avanço das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

Essas iniciativas fazem parte do calendário nacional de ações da BPW Brasil, reafirmando o compromisso da organização com o empoderamento feminino e a transformação social.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento feminino, a BPW Brasil segue expandindo sua atuação, incentivando mulheres a ocuparem espaços de liderança e construindo um futuro mais igualitário para as próximas gerações.

Capture d'écran 2025-05-25 013637_édité
Amália Ruth Borges Schimidt - Fundadora da 1ª BPW do Brasil. BPW São Paulo - 1987

Amália Ruth Borges Schimidt  
Fundadora da BPW no país/BPW São Paulo 17 de Agosto de 1987.

BPW Brasil - Quem somos 1

Amália Ruth Borges Schmidt é uma das grandes responsáveis pela chegada da BPW ao Brasil.

 

Administradora e consultora, foi a principal articuladora da fundação da BPW Brasil, oficializada em 17 de agosto de 1987, durante o XVIII Congresso Internacional da BPW, realizado em Haia, na Holanda. Nesse momento histórico, a BPW Brasil foi reconhecida como Federação, e Amália integrou a diretoria inaugural como secretária.

 

Antes disso, já exercia um papel ativo na organização. Em 1982, ao lado de Maria Paula Caetano da Silva e Maxine Hays — então presidente da BPW Internacional, assumiu o compromisso de revitalizar o movimento no país. Foi uma das fundadoras da BPW São Paulo, a primeira associação local, e em 1986 tornou-se sua presidente, liderando ações de fortalecimento e expansão da rede.

 

Sua trajetória internacional também é marcante. Coordenou diversos comitês da BPW Internacional, foi coordenadora para a América Latina e países de língua espanhola do Caribe, além de ter exercido o cargo de vice-presidente da BPW Internacional.

Pela sua contribuição inestimável ao fortalecimento da organização, Amália Ruth Borges Schmidt foi homenageada com o título de presidente honorária da BPW Brasil durante a gestão 2011–2013.

 

"Não podemos esperar igualdade se

nós perdemos a coragem de falar

e defender o que acreditamos em nossos corações".

Lena Madesin Phillips

BPW Brasil - Quem somos 2
BPW Brasil - Quem somos 3
Capture d'écran 2025-05-25 013637_édité
bottom of page