Newsletter Receba as novidades
Email:
Enquete: WEBSITE
Gostou do nosso novo site?
Principal | Notícias | Curitiba sedia Convenção Nacional das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil

Curitiba sedia Convenção Nacional das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Yasmin Darwich, representante BPW América Latina e Caribe; Liz Benham, presidente BPW Internacional; Arlete Zago, presidente BPW Brasil; Maria Inês Borges da Silveira, presidente BPW Curitiba; Ethel Thomás, representante Sebrae.

Na abertura da 22ª Convenção Nacional das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (Confam 2010), nesta sexta-feira (3), em Curitiba, os números apresentados pela presidente da BPW Brasil (Business Professional Women), Arlete Zago, mostraram a importância da presença feminina na sociedade e na economia do país. A Confam 2010 é um evento focado no empreendedorismo feminino com o patrocínio do Sebrae Nacional e da Petrobras, e apoios da Fecomércio, Itaipu e Governo do Paraná.


 

As mulheres totalizam 89 milhões da população brasileira, o que corresponde a 51,3%. Elas estão à frente de 5 milhões de empreendimentos comerciais e de serviços, e em ano político são decisivas porque representam 51% do eleitorado brasileiro.


Mesmo sendo uma parcela importante da força de trabalho e da população, ainda são muitos os desafios: baixa escolaridade, violência doméstica, abuso sexual, falta de qualificação profissional, maternidade como impedimento de avanço profissional.


Até o dia 7 de setembro as participantes da Convenção, reunidas no Hotel Bourbon, em Curitiba, discutirão estes e outros temas que serão apresentados posteriormente às autoridades municipais de suas cidades com o propósito que sejam criados programas que atendam as necessidades das mulheres. “Cabe a nós trabalharmos para superar as dificuldades de outras mulheres. Temos condições, voz e o dever de lutar por um país mais justo para as gerações que nos sucedem”, disse Arlete Zago em seu discurso de abertura.

A presidente da BPW Internacional, Liz Benham, afirmou que o Brasil tem um papel de destaque na federação por ter um caráter altamente empreendedor. “As mulheres brasileiras são exemplos de como superar dificuldades. Os outros países admiram a sagacidade das brasileiras. E já é tempo de acabarmos com as desigualdades social, política e econômica onde quer que existam”, afirma Liz Benham, que integra o movimento mundial pela igualdade salarial entre homens e mulheres. “Esta desigualdade não existe apenas em países do terceiro mundo ou em desenvolvimento. Na Suíça, por exemplo, as mulheres recebem salários 19,3% menores que os homens. E isso não ocorre porque são menos qualificadas e sim porque são mulheres”.


A mesma atenção é compartilhada pela coordenadora regional para América Latina e Caribe, Yasmin Darwich. “Falta muito para deixar meninos e meninas com os mesmos direitos. Não se pode permitir que ainda hoje ocorra repressão, insegurança e injustiça. Estamos reunidas em Curitiba para trabalhar pelo fim destas mazelas que afetam mulheres em todos os países”.

Comenda – na cerimônia de abertura, a empresária Maria Cecília de Leão Rosenmann, fundadora da BPW Paraná e ex-presidente da BPW Brasil, recebeu a Comenda Lena Madesin Philips, por seu trabalho na estruturação social em hospitais, creches e entidades assistenciais, além de ser responsável pela expansão das associações de mulheres em vários estados brasileiros. “Este reconhecimento não é só meu, é resultado do processo associativo das pessoas que me acompanharam. É preciso unir forças para se alcançar as reais qualidades das pessoas”.


A comenda é a maior honraria concedida pela instituição e leva o nome da fundadora, Lena Madesin Philips, um advogada americana que, em 1930, inconformada com a situação das mulheres no mundo, fundou em Genebra (Suíça) a Business Professional Women.


A presidente da BPW Curitiba, Maria Inês Borges da Silveira, disse que a Confam 2010 é um espaço para as mulheres e privilegia a participação e a inclusão de debates de idéias. “Oferecemos condições para o planejamento da rede, estimulando a integração e trocas entre as participantes. Será um evento objetivo com foco no crescimento profissional da mulher”.


Participaram da cerimônia a representante da Secretaria Especial da Política para as Mulheres, Eunice de Morais, e a representante do Sebrae, Ethel Thomas. Estão presentes no evento que prossegue até o dia 7, no Hotel Bourbon, delegações do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará e Brasília.


 

Adicionar a: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg
  • email Enviar a um amigo
  • print Para imprimir
  • Plain text
Tags
Não há tags para este artigo
Avalie este artigo
0
©2008 - BPWBrasil.org - Todos os Direitos Reservados - Powered by MEGAWEB